Será que dá para fingir ser uma pessoa confiante? Uma vez ouvi alguém falar que para ser alguém no mundo corporativo você deveria fingir. A frase famosa é “fake until you make it”, e sugere que, imitando a confiança, a competência e uma mentalidade otimista, uma pessoa pode perceber essas qualidades em sua vida real.
Amy Cuddy, psicóloga social americana é conhecida por sua promoção do “power posing“, e fala dessa tese de que seria possível fingir confiança. Se tiver interesse em conhecer um pouco mais clique no Ted Talk dela aqui embaixo.
Eu não tenho muita certeza de que isso pode funcionar, sem duvida é muito mais fácil fingir e fabricar motivação, emoção ou até paixão do que confiança. Porém, ao contrário da motivação e de outros estados emocionais que são mais superficiais, a confiança é mais profunda e mais subconsciente.
Afinal, o que seria confiança? O que determina se uma pessoa é ou não confiante?
Em minhas pesquisas sobre o tema encontrei a definição de autoficácia de Albert Bandura, psicólogo canadense, professor de psicologia social da Universidade de Stanford. Segundo ele: “A autoeficácia é definida como a crença das pessoas em relação à sua capacidade para ter sucesso e para atingir um bom desempenho.”
No entanto, estou me referindo a nossa motivação, foco, imaginação e estado de espírito, tudo isso é afetado pelo nível da nossa confiança.
Olha que interessante! A nossa confiança determina o nosso desempenho futuro, mas ela é afetada pelo nosso desempenho passado. Acreditamos que somos capazes de realizar coisas, pois a nossa experiência nos mostrou que fomos capazes de fazer tarefas que nos trouxeram até aqui no passado.
Logo, confiança e desempenho estão intrinsicamente ligados e são interdependentes. Portanto, se queremos melhorar o nosso desempenho precisamos desenvolver a nossa confiança. A confiança é com certeza a sua crença na sua capacidade de ter sucesso.
É um circulo virtuoso, um alimenta o outro refletindo domínio que você pode desenvolver. Por isso, fingir ser algo que não é não o ajudará muito a longo prazo.
Você pode fingir imaginação e poder mental por um curto período de tempo. Mas, no fundo, você realmente não acredita no que evoca, sem a confiança necessária para apoiá-lo. Em algum momento você irá fracassar.
Confiança é crença em si mesmo
Aqui vai um dica de ouro. Pessoas que creem em Deus tem mais chances de desenvolver confiança. Muitas pessoas pensam que acreditam em Deus, mas realmente não acreditam. A crença verdadeira é como confiança. Você não pode fingir.
Da mesma forma, quem crê verdadeiramente em Deus experimenta uma relação de fé que é acreditar no que não se pode ver de forma profunda e inexorável. Além disso, essa experiência nos dá uma compreensão de como podemos crer em nós mesmos.
Portanto, se conseguirmos crer verdadeiramente em nosso potencial futuro, independentemente do que já realizamos no passado iremos potencializar o nosso sucesso. Sem a capacidade de acreditar no que não fizemos ainda estaremos sempre presos ao nosso desempenho passado.
Sua perspectiva de futuro é baseada no que você realmente acredita. Assim, seu futuro pode ser medido em sua confiança. Em outras palavras, quanto mais confiante você estiver, mais acreditará e saberá que tem a capacidade de se transformar em seus objetivos imaginados. Quanto mais confiante você estiver, mais acreditará e saberá que pode e terá sucesso.
A armadilha do passado que te impede de ser confiante
Então, é importante compreendermos que a confiança está voltada para o futuro. Mas a mentalidade de muitas pessoas é voltada para o passado, porque eles estão, literalmente, vivendo em seu passado.
Certamente, as pessoas ficam presas no passado por vários motivos: experiências traumáticas que continuam a ser evitadas e inconscientes, em vez de processadas, integradas e conscientizadas; falta de planejamento e decisão sobre o que eles farão e onde querem chegar; falta de fé e da força interna necessária para transformar o futuro e alcançar os objetivos desejados.
Muitas pessoas não conseguem ter confiança, pois não conseguem ter clareza sobre o futuro e por isso ficam inseguras. Mas a clareza virá conforme você avançar no caminho.
A clareza vem da ação!
Por isso, eu falei sobre a fé em Deus. Quem crê em Deus sabe que não precisa ter a imagem completa do quadro de sua vida para acreditar que Deus está criando uma bela imagem. Use essa mesma confiança em sua vida.
Você não precisa da imagem inteira pintada. Contudo, você precisa dar o primeiro passo na direção certa. Esse primeiro passo geralmente vem da eliminação das coisas em sua vida que você sabe que não deseja.
Organize a sua vida para alcançar o futuro desejado
Por exemplo, faça uma faxina em sua vida e comece a remover várias coisas da sua vida que você já sabe que não correspondem ao futuro que você deseja.
Isso lhe ajudará a aumentar sua confiança! A clareza sobre o seu futuro e a crença de que você tem capacidade para criá-lo são baseadas na sua confiança. Portanto, quanto mais você organizar sua vida e comportamento para corresponder ao seu futuro desejado, mais confiante você será.
Ou seja, não se trata de fingir algo que você não tem. Se trata de construir o que você deseja ter a ainda não tem. Conforme a sua confiança aumenta, sua imaginação para o futuro se expande, assim como sua crença de que você pode criar esse futuro – por maior que seja.
E assim, você passará a realmente acreditar no que sua mente conceber.
Essa crença é a fé!
Clique aqui para ler mais matérias interessantes.
(Imagem da capa: Pinterest)

Sou casada e tenho um filho de 7 anos. Advogada, trabalho como Diretora Corporativa de uma empresa de grande porte do mercado imobiliário, onde lidero as áreas Jurídica e Compliance. A minha rotina é dividida entre o RJ e SP, mas também viajo a trabalho para diversas cidades do país. Gosto muito do meu dia a dia e na minha caminhada aprendi com as melhores referências do mercado e posso ajudar vocês também. Sou atraída por desafios que mudem o status quo e adoro experimentar coisas novas.