Diário nos remete sempre à adolescência. Aquela agenda cheia de anotações e recortes das revistas, com deveres de casa, códigos e muitos segredos.
Porém, se engana quem acha que essa prática ficou para trás. Um artigo da Harvard Business Review intitulado de “Quanto mais sênior for seu cargo, mais você precisará manter um diário”, mostra a importância de mantermos esse costume em dia. Segundo o autor, as informações chegam cada vez mais rápido, pessoas exigem tempo para reuniões e decisões e, por isso, fica impossível manter o controle de tudo.
Além disso, se o profissional for recém contratado há uma nova cultura para adquirir e se for um novo líder interno também precisará de cuidados na hora de absorver todas as informações:
“Há fortes evidências de que repetir eventos em nosso cérebro é essencial para o aprendizado. Enquanto o cérebro registra e mantém o que acontece no momento, o aprendizado com o que se passou – isto é, determinar o que é importante e quais lições devem ser aprendidas – acontece após o fato durante períodos de reflexão silenciosa”.
Mantenha um diário e terá muitos benefícios na sua carreira. Entretanto, sabemos que esse hábito não é fácil e muitos líderes têm dificuldades porque escrever o que acontece no dia a dia requer reflexão, e o melhor é fazê-lo em períodos calmos, o que é raro.

Mas, o que escrever exatamente?
Por mais que seja novo para você, as anotações devem fornecer não apenas um registro do que aconteceu, mas como reagimos emocionalmente. Nesse sentido, escrever os fatos trará uma certa clareza que coloca as coisas em perspectiva.
Antes de mais nada, cada um tem o seu estilo, por isso, muitos optam por manter um diário em seu caderno, computador, iPad ou o Notas do smartphone. Pessoalmente, anoto um pouco no Notas e como não abro mão da caligrafia, recentemente comprei um caderno sem pauta para ter mais liberdade na escrita. Contudo, independentemente da sua escolha, o importante é que o aprendizado registrado seja maximizado.
Seguem algumas sugestões do que anotar:
- As anotações devem ser feitas o mais rápido possível após um evento do qual se deseja aprender – idealmente no mesmo dia. Porque esperar mais de 24 horas parece sacrificar a especificidade dos detalhes que fizeram a maior diferença e por que eles aconteceram.
- Se você tomou alguma decisão no dia ou deu um feedback para a equipe anote tudo. Um dia poderá passar pela mesma situação e a reflexão daquele momento o ajudará bastante.
- No final do dia faça a pergunta: o que eu aprendi hoje? Logo após anote a resposta.
- Qual o elogio que eu recebi hoje? Registre e assim será mais fácil lembrar as suas realizações quando precisar de uma motivação extra.
- Identifique o que você pode aprender com toda a experiência e o que você pode fazer diferente da próxima vez.
“Nunca viajo sem o meu diário. É preciso ter sempre algo extraordinário para ler no comboio”. Oscar Wilde
Por fim, que o seu diário seja uma fonte de ricas informações, te dê foco, traga excelentes reflexões e grande desenvolvimento profissional.
Quer ler mais matérias interessantes? Clique aqui!

Sou cofundadora da revista. Amo networking, marketing digital e SEO. Acompanho as mudanças e inovações no mercado de trabalho para trazer tudo fresquinho para vocês sobre esse fascinante tema que é a carreira.
8 Comments
Bianca,
Eu sempre tenho um caderno do ano. Levo para todas as reuniões e anoto um pouco de tudo: lista de tarefas, resumo do que foi discutido, frases impactantes.
Enfim, meus cadernos são tesouros e servem como extensão da minha memoria e também como fonte de inspiração e aprendizado.
bjs
Rafa
Muito rico isso Rafa. Eu também tenho esse hábito.
Anotar tudo é uma extensão da nossa memória, como você disse.
Obrigada 🙂
Adorei saber! Eu já praticava isso e nem sabia da importância! Mais uma vez obrigada por passar sempre conteúdo tão rico.
Ficamos felizes! Obrigada.
Nós que agradecemos a sua contribuição. Um abraço!
Ótima dica!! Nunca tinha pensado nisso e realmente, lembrando de momentos profissionais que já vivi, ter anotações registradas teria sido muito útil. ????
Adorei o artigo. Sempre tive o hábito de escrever sobre a vida profissional, mas dava ênfase aos planos futuros, essa parte de registrar acontecimentos importantes, decisões e feedbacks como um diário achei muito interessante. Vou começar a fazer !
Que bom! Ficamos felizes.