Não é uma ideia nova que as mudanças climáticas terão um impacto nas empresas e que serem sustentáveis não será mais uma opção.
Assim, o Mercado Financeiro nos principais centros financeiros do mundo tem se debruçado sobre o tema mudanças climáticas como risco financeiro, operacional e comercial.
E é por isso que nunca se ouviu tanto falar em empresas sustentáveis e responsabilidade social e ambiental.
Aumento com gastos de capital para sistemas de controle de emissão.
No mundo todo, leis e regulamentos já obrigam as empresas a gastar quantias significativas para serem mais sustentáveis. Muitos projetos para atualização de instalações poluentes e instalação de sistemas de controle de emissão já são realidade.
Assim, empresas com operações mais sustentáveis terão uma vantagem competitiva clara no mercado.
Aquelas que saíram na frente puderam se planejar e ter um custo de desenvolvimento mais otimizado.
Já, aquelas que tiveram que correr para atender as novas regras provavelmente tiverem que arcar com o custo de uma transformação mais corrida.
Preços mais altos para bens e serviços e a alteração na demanda por bens e serviços.
Mesmo as empresas que não serão afetadas com gastos para controle de emissão, podem ser afetadas indiretamente pela regulamentação.
Dessa forma, o aumento de custos de fornecedores de matéria prima afetará toda cadeia produtiva.
Grandes mudanças nos preços devem ser repassadas pelos fornecedores. Assim como, as empresas intermediárias devem repassá-los aos clientes.
Nesse sentido, comprar de empresas sustentáveis poderá ser mais barato no futuro.
A combinação de mudanças de preços e mudanças nos padrões climáticos cria mudanças na demanda por certos bens e serviços.
Assim, novas oportunidades estão sendo criadas para empresas que respeitam o meio ambiente.
Imagem das empresas sustentáveis.
A reputação é extremamente importante para as empresas e, hoje em dia, muitas querem ganhar reputação por sua responsabilidade ambiental.
Dessa forma, ser sustentável é, cada vez mais, um bom negócio.
Nessa sentido, empresas como a Salesforce, Nike, Apple e Disney anunciaram recentemente os principais programas ambientais.
Em conclusão, são muitos os motivos pelos quais todas as empresas deveriam já estar se preparando para se tornar mais sustentáveis.
Quem sair na frente poderá ter um grande diferencial e captar uma bela vantagem competitiva.
Como está a sua empresa com relação a sustentabilidade?
Comente aqui e compartilhe conosco suas práticas!
Leia mais matérias como essa aqui.
Imagem: @emilyweiss

Sou casada e tenho um filho de 7 anos. Advogada, trabalho como Diretora Corporativa de uma empresa de grande porte do mercado imobiliário, onde lidero as áreas Jurídica e Compliance. A minha rotina é dividida entre o RJ e SP, mas também viajo a trabalho para diversas cidades do país. Gosto muito do meu dia a dia e na minha caminhada aprendi com as melhores referências do mercado e posso ajudar vocês também. Sou atraída por desafios que mudem o status quo e adoro experimentar coisas novas.