No final do ano, com as festas e confraternizações acontecendo, é importante estarmos atentos a algumas regras de etiqueta. Principalmente no ato de presentear.
Por isso, saber dar e receber presentes fazem parte da etiqueta social, tanto na nossa vida pessoal quanto na nossa vida profissional.
Sabemos que as festas são uma época de boa vontade e de expressar apreciação pelos outros. Porém, há sempre a chance de um momento embaraçoso acontecer, quando você ao receber um presente, mas não tem nada para dar em troca.
Afinal, existem regras de etiqueta para dar presentes e para evitar momentos embaraçosos. Assim, preparamos algumas dicas de etiqueta para lhe ajudar. São elas:
1. Fique Atento a Cultura da Pessoa a Quem Você Pretende Presentear
Antes de mais nada, saiba que nem todas as culturas celebram a época das festas da mesma maneira. Certifique-se em entender as tradições e normas de quem você planeja presentear para não ofendê-los ou constrangê-los.
Por exemplo, é uma norma cultural na América do Norte revelar publicamente um presente quando é recebido. No entanto, em muitas culturas, como as da Ásia ou da América do Sul, a etiqueta apropriada é que o receptor espere até que esteja em privado para abrir um presente.
2. Devemos Dar Presentes a Todos?
Do mesmo modo, outro enigma comum é dar um presente a todos dentro de um determinado grupo, ou segmento de sua vida. Neste caso, se você der um presente a uma pessoa dentro desse grupo, deve dar para os outros igualmente.
Por exemplo, você pode dar a alguém com quem costuma almoçar no trabalho um presente e imaginar se deve fazer o mesmo em todo o escritório. Uma regra geral é que você deve apenas dar um presente àqueles a quem se sente inclinado. Contudo, deve fazê-lo discretamente, para que não faça os outros se sentirem excluídos. Além disso, sempre observe regras de compliance.
3. Mostre sua Apreciação por Qualquer Demonstração de Carinho Recebida
Se você receber um presente, mesmo se você não der um em troca, mostre sempre sua apreciação e independentemente de gostar ou não do presente. Se você for presenteado(a) com o presente pessoalmente, sorria e agradeça ao presenteador.
Por exemplo, se você receber um presente pelo correio, ligue para o remetente do presentes o mais rápido possível para alertá-lo de que o presente chegou. Um dica legal é enviar notas de agradecimento escritas à mão sempre que possível. É muito pessoal e chic!
4. Honre seu Anfitrião
Igualmente, quando você for convidado(a) para a casa de alguém, é de boa etiqueta trazer um sinal de agradecimento em troca do convite. Esses presentes não devem ser extravagantes ou excessivamente personalizados.
Por exemplo, leve uma garrafa de vinho, uma caixa de chocolates, flores ou um livro – aliás, amamos dar livros de presente. Já falamos sobre isso aqui.
5. E os Presentes Dados Pela Empresa aos Funcionários?
Ao dar presentes institucionais é sugerido que seja acompanhado de alguma utilidade, tais como chaveiro, caneca, caderno, calendário, etc..
Certa vez uma colega de profissão recebeu de presente um objeto parecido com um cubo com a logo da companhia em que trabalhava. Além disso, servia somente para enfeitar a sua mesa.
O presente não trouxe empatia e ainda por cima causou constrangimento, pois não atingiu uma finalidade. Existem muitas empresas que possuem experiência e que prestam consultoria e podem servir como bom norte. Acima de tudo, dar bons presentes são uma forma de demonstrar gratidão.
(Foto: daikiridelimon.tumblr.com)

Sou casada e tenho um filho de 7 anos. Advogada, trabalho como Diretora Corporativa de uma empresa de grande porte do mercado imobiliário, onde lidero as áreas Jurídica e Compliance. A minha rotina é dividida entre o RJ e SP, mas também viajo a trabalho para diversas cidades do país. Gosto muito do meu dia a dia e na minha caminhada aprendi com as melhores referências do mercado e posso ajudar vocês também. Sou atraída por desafios que mudem o status quo e adoro experimentar coisas novas.