Por Luísa Almeida*
Primeiramente, se você está buscando se destacar e ter uma imagem profissional mais estratégica no ambiente de trabalho, você deve se perguntar como anda o seu comportamento, a sua postura corporal, a sua comunicação e, além disso, a roupa que você veste. Então, podemos dizer que imagem profissional é o conjunto desses elementos que, adicionados com suas habilidades e competências, geram importantes upgrades em sua carreira.
Assim, em tempos competitivos no mercado de trabalho, um bom profissional deve saber sobre a importância da primeira impressão nos negócios. Nesse sentido, segundo estudos feitos por diversos cientistas, a impressão que a pessoa tem da outra se baseia em 55% da sua aparência e sua linguagem corporal, 38% por seu tom de voz e apenas 7% no que o indivíduo está verbalizando.
Este estudo foi realizado especificamente por Albert Mehrabian, e nos mostra que a nossa imagem importa sim.
Imagem é Tudo
Imagine, por exemplo, que você vai apresentar um projeto que trabalhou há meses e ao apresentá-lo para seus clientes, ou seu chefe, você não está vestido coerentemente com a credibilidade que precisa passar. Ou, você não sabe se comunicar da forma correta. Isso pode boicotar sua apresentação e consequentemente sua carreira. Na maioria das vezes não temos a segunda chance de causar uma boa impressão.
Certamente, usar a sua imagem como ferramenta estratégica no meio corporativo, é uma maneira de estar preparado para as oportunidades que aparecem. Lembre-se: Bateu o olho, a fotografia está feita.
Assim, se você quer saber como construir essa imagem profissional mais estratégica e autêntica confira nesse artigo como fazer isso de 3 passos!
1º passo: Comportamento e Linguagem Corporal
Acima de tudo, existem algumas atitudes de comportamento que você precisa ficar atento no trabalho antes de olhar para o vestuário. São elas:
A boa e velha pontualidade
Cumpra. Por mais que seja difícil para você, desenvolva esse hábito de não se atrasar. Chegar atrasado ao expediente quase todo dia, ou sempre que tem uma reunião, é um grande balde de água fria. Além disso, pode abalar a confiança dos seus colegas, clientes e do seu chefe em relação a você.
Ou seja, ser aquela pessoa que nunca chega no horário e sempre com desculpas para justificar, pode ser vista como desorganizada, o que não é positivo para a imagem profissional de ninguém.
Postura adequada no trabalho
Sorria você está sendo filmado – e pelo seu chefe! Afinal, eles notam quando seu colaborador não está lá muito contente com o seu serviço. Mas como isso é percebido? Uma das maneiras é a sua postura. Portanto, ombros caídos, braços cruzados, “cara de paisagem”, coluna torta ao sentar, entre outras linguagens corporais indicam que você está entediado de estar ali.
Para conseguir uma postura profissional positiva mantenha uma expressão facial amena com um leve sorriso. Além disso, também procurar prestar atenção ao sentar-se. Ao caminhar erga a cabeça, e deixe a coluna ereta. Assim, caminhe sempre com passos suaves para não transmitir um andar estressado ou deselegante. Igualmente nas reuniões, palestras ou comitês, mantenha a sua coluna sempre ereta, de maneira natural, e evite falar alto e gesticulando demais com as mãos.
Uma dica excelente para a sua imagem
Certamente, as reuniões são as oportunidades que você tem de mostrar o seu valor e uma forma de ganhar credibilidade com seus supervisores ou clientes. Então, nada de ficar mexendo no celular nesses momentos. Coloque-o no modo avião, guarde na bolsa e dê total atenção ao que está sendo dito.
Aplicativos e redes sociais
Ao participar de qualquer rede social você está se mostrando para o mundo. Por isso, muito cuidado com foto, vídeo, palavra e opinião postada porque um deslize negativo pode ter um efeito imediato e explosivo da sua imagem profissional.
Então, se tiver colegas de trabalho ou clientes adicionados em sua rede, cuide e pense bem antes de apertar o “enviar”. Exagerar não deve ser uma opção para sua imagem. Em aplicativos como o WhatsApp, tenha atenção aos horários para não incomodar, por exemplo, se for fora do expediente. Assim, quando for enviar uma mensagem seja breve, seja direto e não envie várias mensagens de uma vez só.
2º passo: Comunicação
“O modo como uma pessoa fala (e escreve) revela imediatamente seu grau de educação”.
A frase acima é de Glória Kalil em seu livro Chic Profissional. Em outras palavras, se você fala e escreve errado sua própria língua, é um pesadelo para construir uma imagem profissional positiva. Por isso, invista em aulas particulares e na leitura de livros para falar corretamente e enriquecer seu vocabulário.
Uma pergunta importante: Você já prestou atenção no tom da sua voz? Segundo a professora Deborah Feijó (fonoaudióloga especialista em voz e membro da The Voice Foundation, na Filadélfia EUA), 50% das pessoas usam a voz para ganhar a vida. Isso inclui advogados, executivos, professores, bancários entre outros mais. Ela diz: “Já vi muita gente perder oportunidades de trabalho por conta de voz fora do padrão.”
Por exemplo, uma voz infantil ou muito fina, não é levada a sério. Ainda, uma voz metálica transmite antipatia. Ou seja, se você acha que sua voz não condiz com seu cargo de trabalho ou não está te ajudando estrategicamente, procure um especialista. Existem exames para a garganta que melhoram a voz. Tudo tem solução!
3º passo: Imagem – Roupa de Trabalho
Em seguida, e mais importante para sua carreira, as roupas que você usa para trabalhar são ferramentas importantes para construir uma imagem pessoal e profissional de sucesso. O que você veste diz muito sobre quem você é. Por isso, usar a moda a seu favor pode te favorecer profissionalmente. Ela é uma forma de comunicação.
E, da mesma forma, a cores nas roupas são a primeira coisa que o cérebro capta. Olha que ferramenta acessível você pode ter nas mãos, ou melhor, no seu guarda-roupa! As cores transmitem emoções e, por esse motivo, podem potencializar sua construção de imagem. Então, quais cores você tem selecionado todos os dias para trabalhar?
Em suma, algumas cores estratégicas para você adotar no ambiente corporativo e favorecer sua imagem e a intenção que você quer transmitir com determinada escolha:
Vermelho
Use essa cor se você quiser transmitir dinamismo. Nos tons mais frios e escuros o vermelho comunica poder e liderança. Ótima opção de uma peça de roupa nesta cor para quem for palestrar.

Amarelo
Uma cor alegre e otimista. Para quem é da área de vendas essa é uma cor estratégica para seu look de trabalho. Demonstra disposição, o que é ideal para vendedores.

Azul
Cor da credibilidade, inteligência, confiança. Uma ótima cor para quem precisa passar uma boa imagem profissional em um primeiro contato.

Verde
Para quem quer imprimir uma imagem empreendedora. É a cor da estabilidade.

Rosa

A cor do empoderamento, da energia e ao mesmo tempo do afeto. Se você não sabe o que vestir em uma entrevista de emprego, a cor rosa pode trazer uma imagem forte com um toque de empatia.
Preto
Para quem precisa transmitir uma imagem estratégica de liderança, formalidade ou elegância.

Contudo, a modelagem da roupa que você escolhe também é parte importante para uma imagem profissional estratégica e de sucesso. Assim, para transmitir uma imagem pessoal de credibilidade e seriedade, abuse de cortes retos, alfaiataria e blazers ou tailleur.
Ou seja, se você quer ser moderno (a) na medida certa e trabalha em um ambiente formal, o que acha de usar um óculos de grau (caso você use) bem estiloso? Além disso, você também pode usar o cabelo como ferramenta estratégica de imagem. Certamente, um corte mais atual e uma coloração que condiz com seu tipo de pele farão sua aparência ser mais descolada sem precisar quebrar o dress code da empresa.
Como ser Reconhecido no Trabalho?
Em suma, uma das maneiras é seguindo esses passos que descrevemos nesse artigo Esses são os três pilares de uma imagem profissional estratégica bem sucedida: comportamento, comunicação e aparência. Aplicando essas dicas você sairá na frente da sua equipe e terá destaque no seu ambiente de trabalho. Claro que envolve muito mais dentro desses três pilares, eu trouxe alguns deles, mas já dá pra dar um up na sua carreira a partir de agora!
E lembre-se: Uma boa imagem profissional não substitui competência, mas não há competência que não se beneficie de uma boa imagem profissional.
*Luísa Almeida:
Especialista em Imagem Estratégica. É graduada em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Newton Paiva de Belo Horizonte/MG. Possui formação no curso de Autenticidade Visual e Consultoria de Imagem e Coloração Pessoal (Método Sazonal Expandido), pela Plural Escola de Moda. Formação em Consultoria de Estilo pela Escola de Estilo Dany Padilla. Já atuou no departamento de marketing em empresas de médio e grande porte, como a TV BAND MINAS. Hoje, ajuda mulheres a construir uma imagem pessoal autêntica e coerente com a sua essência e o seu propósito na área profissional. Sua missão é construir uma imagem vencedora em suas clientes para se destacarem no mercado de trabalho.
Gostou? Deixe sua opinião nos comentários. Gostaria de ler mais matérias interessantes? Clique aqui.

6 Comments
Excelente a matéria da Luísa Almeida. Escrevam mais conteúdos assim.
Obrigada!
Obrigada pelo comentário!
Parabéns minha querida Luísa Almeida! Vc brilhou…
Brilhou mesmo!
Que honra, obrigada!