Como foi o ano de 2018 para você? Quanto a sua vida melhorou? Quanto você evoluiu? Eu aprendi com um homem muito sábio que nós viemos para este mundo viver uma vida abundante.
Mas, quão diferente é a sua vida, agora, de onde você estava há 12 meses atrás? Se é bem parecida, então você não aprendeu muito. Aprender, por natureza, é mudar e evoluir.
Para isso, você precisa criar regularmente experiências de pico – aqueles momentos que criam profunda reverência, gratidão e uma mudança na forma como você vê a si mesmo e ao mundo.
- Quando foi a última vez que você fez algo novo?
- Qual foi a última vez que você demonstrou coragem?
- Quando foi a última vez que você tentou algo que podia não funcionar?
Uma coisa que é realmente bonita em avançar intensamente em seu futuro é que, ao mesmo tempo, você muda sua memória sobre o passado.
Da mesma forma, ao realizar uma faxina na sua vida e encarar tudo aquilo que tem dentro de você, e jogar fora o que não te serve, abrirá espaço para coisas novas!
Aqui estão 10 comportamentos para você começar a ter o melhor ano da sua vida:
1. Acorde mais cedo
Dr. Stephen Covey, autor do livro Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, liderou centenas de missionários em serviço. Um deles estava lutando intensamente para melhorar o seu relacionamento com os outros. Ao invés de ter o missionário focado em seus relacionamentos, Covey disse a ele para começar a acordar mais cedo, de forma consistente.
“A vitória privada sempre precede a vitória pública”, disse Covey ao Missionário.
Se ele pudesse apenas começar a acordar um pouco mais cedo e colocar as coisas em primeiro lugar, então suas interações com os outros mudariam. Porém, o missionário não tinha a confiança de que poderia acordar cedo, consistentemente, por 30 dias. Como a maioria das pessoas, esse jovem era muito bom em sabotar a si mesmo e não tinha, ainda, experimentado viver em alinhamento com seus próprios objetivos e palavras.
“Comece com sete dias”, Covey disse a ele. “Você pode fazer aquilo?”. “Sim, eu posso fazer sete dias.”. Sete dias depois, o missionário parecia uma pessoa diferente.
Concluímos que a confiança é o subproduto do desempenho anterior. Por isso, não é preciso muito para redefinir o que você acha de si mesmo. Comece a acordar um pouco mais cedo!
2. Escreva um diário com seus objetivos todas as manhãs
Depois de sair da cama, encontre um local para abrir seu diário e escrever seus objetivos. Faça isso de manhã cedo, todos os dias e sua vida mudará.
“Assuma a sensação do seu desejo realizado e observe o caminho que sua atenção segue.”, disse Neville Goddard.
Por vezes, as pessoas permitem que o ambiente, e os vícios corporais, se desencadeiem em padrões subconscientes doentios, que são exercidos todos os dias. Por exemplo, na primeira hora da manhã, são sugados de volta a exercer esses padrões pelo smartphone, ipad, tablet, etc.. Isso não é muito criativo, nem é imaginativo.
Contudo, o que acontece quando você começa seu dia anotando seus objetivos e sonhos para o futuro? Como você acha que esse comportamento influenciaria na sua imaginação e criatividade?
Diariamente, escrever suas metas no papel não levará mais de dois minutos. Se você é sério sobre o seu futuro, ele pode e deve levar mais tempo (como 10+).
Quando você visualiza seu futuro na forma de escrever metas, você literalmente reconecta seu cérebro e memória. Ao escrever seus objetivos, coloque-se em um estado emocional excitado. Imagine e sinta como seria ter esses objetivos.
Enquanto seu cérebro faz novas conexões neurais, suas memórias e perspectiva do mundo mudam.
3. Coloque o seu telefone no modo avião mais frequentemente
A quantidade de tempo que você gasta não olhando para uma tela reflete a qualidade da sua vida real. De certo que você pode usar telas para se entreter e produzir um trabalho incrível. Mas esse trabalho, embora interessante e importante, deve produzir uma melhor qualidade de vida no mundo real para você.
“Os esforços para aprofundar seu foco terão dificuldades se você não desmamar simultaneamente sua mente da dependência da distração.”, concluiu Cal Newport
Então, seguem algumas reflexões para este tópico:
- Quanto tempo você gasta longe das telas diariamente? Talvez mais importante, quanto tempo você gasta olhando para telas durante o horário nobre: à noite e pela manhã?
- Quão presente você está para o mundo e para os que estão ao seu redor?
- Quanto tempo e atenção genuína você dá aos seus entes queridos?
- Quanto eles sentem seu amor?
As as crianças, por exemplo, precisam saber que você as ama. Elas precisam se sentir protegidas, como se fossem importantes. Pesquisas mostram que os hábitos dos pais em relação aos telefones celulares influenciam diretamente o bem-estar emocional e os futuros hábitos de seus filhos. Dessa forma, coloque seu telefone no modo avião e observe sua vida melhorar.
Quanto mais presente você puder estar, mais criativo você será, melhor sua mente funcionará, mais você será capaz de se concentrar e se concentrar.
Logo, se você se afastar de suas notificações e distrações durante a noite, terá uma vida muito mais significativa, profunda e agradável. Você experimentará mais do mundo – em vez de sua tela.
Em suma, à medida que você se distancia de suas notificações e distrações pela manhã, terá o privilégio raro, mas disponível, de se colocar em um estado de pico todas as manhãs, em que prepara sua mentalidade, emoções e cérebro para operar a partir do seu ideal.
Você vai viver mais poderosamente!
4. Caminhe ou corra mais (tanto quanto possível)
Steve Jobs, cofundador da Apple, era conhecido por suas reuniões de caminhada. Além disso, um estudo recente de pesquisadores de Stanford explica por que andar melhora a criatividade e os insights.
O estudo citado descobriu que caminhar ao ar livre, ou até mesmo dentro de casa, impulsiona a inspiração criativa. Em toda a linha, os níveis de criatividade foram consistentemente e significativamente maiores para aqueles que caminhavam, em comparação com aqueles que estavam sentados.
Dr. Oppezzo e Dr. Schwartz escreveram no estudo publicado no Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory and Cognition, que:
“Muitas pessoas alegam que pensam melhor quando andam. Finalmente, podemos estar dando um passo, ou dois, para descobrir por quê.”.
Quer você caminhe de manhã, à tarde ou à noite, ficará surpreso com as percepções criativas e a clareza que surgem à medida que você se dá espaço para praticar o exercício.
Meu filho de 6 anos sempre correu e caminhou muito pela casa e isso deixava a mim e meu marido intrigados. Até que um dia resolvemos pergunta para ele porque ele ficava correndo e andando de uma lado para o outro e ele respondeu “eu penso melhor quando estou me movimentando”.
Uau!
Comece a andar. Certamente, sua vida vai mudar, assim como sua saúde.
5. Aprofunde seu relacionamento com seus pais
Honrar pai e mãe é algo que aprendemos desde pequenos, mas nem sempre aplicamos nem nossas vidas corridas.
“A conexão pai-filho é a mais poderosa intervenção de saúde mental conhecida pela humanidade.”, disse Bessel Van Der Kolk
Assim sendo, um dos componentes mais fundamentais de fazer uma mudança positiva em sua vida é desenvolver um relacionamento saudável com seus pais – estejam eles vivos ou não.
Nessa linha, seu relacionamento com seus pais é um poderoso indicador do seu bem-estar emocional como pessoa. Contudo, não importa quão “bem-sucedido” você apareça do lado de fora, se você não tiver esse relacionamento-chave estabelecido, há chances de você ter um desastre emocional.
Muitas vezes, as pessoas têm pais “tóxicos” ou insalubres. Porém, eles devem ser vistos e tratados com amor e perdão, não com despeito e desdém. À medida que você melhora sua própria vida e aprofunda o relacionamento com seus pais, você frequentemente lhes dá permissão para se expandir e evoluir.
Eles precisam de você tanto quanto você precisa deles!
6. Concentre-se em metas de 90 dias ao invés de resoluções de ano novo
Primordialmente, fazer metas de resoluções de ano novo tendem a não funcionar ao longo dos 365 dias. Então, qual é o melhor método para realizar coisas no ano vindouro?
Uma forma excelente de prever realizações para o próximo ano é definir metas de 90 dias. A cada 90 dias, você analisa a temporada anterior e define novas metas para os próximos 90 dias.
Apresento algumas perguntas épicas, de Dan Sullivan, que tem treinado mais empreendedores de sucesso do que qualquer um no planeta, e que servirão para você refletir sobre elas a cada 90 dias:
- Conquistas vencedoras – olhando para o último trimestre, quais são as coisas que mais te deixam orgulhoso com o que você conquistou?
- O que há de novo – quando você olha para tudo o que está acontecendo hoje, quais áreas de foco e progresso estão deixando você mais confiante?
- Maior e melhor – agora, olhando para o próximo trimestre, que novas coisas estão te dando a maior sensação de excitação?
- Quais são os cinco novos ‘saltos’ que você pode alcançar agora que farão dos seus próximos 90 dias um ótimo trimestre, independentemente do que mais acontecer?
A cada 90 dias, você deve celebrar o progresso que você fez. Você deve se concentrar nos resultados e não no tempo gasto.
Você consegue fazer isso!
Assim sendo, esqueça as resoluções de ano novo. Metas de 90 dias e, em seguida, quebras de recuperação, são muito melhores. Eles são mais sustentáveis. Eles são mais orientados para a ação. Eles permitem um feedback mais rápido e mais energia, resultados e entusiasmo.
7. Descanse mais
Com o propósito de inspirar pessoas a ter mais tempos de folga, Stefan Sagmeister em sua palestra no TED conta como se concentra na “recuperação”. Sagmeister é um designer famoso em Nova York e todo sétimo ano fecha seu estúdio e passa um ano viajando pelo mundo e “não trabalhando”.
“A recuperação nunca para.”, já disse Mike Mancias, treinador de desempenho da LeBron James
Durante o período sabático de recuperação obtém insights e inspiração mais criativos para preencher os próximos seis anos. Em vista disso, se você aplicar esse princípio à sua vida diária, poderá ter muito mais criatividade e inspiração em sua vida. Proativamente, dedique tempo de qualidade longe do seu trabalho.
Pesquisas descobriram que pessoas que se separam psicologicamente da experiência de trabalho tem menos fadiga relacionada ao trabalho e procrastinação. Bem como, tem maior envolvimento no trabalho, que é definido como vigor, dedicação e absorção (ou seja, “fluxo”). Além disso, tem maior equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal, que está diretamente relacionado à qualidade de vida. Com maior satisfação conjugal e tem maior saúde mental.
Assim, quanto melhor sua vida estiver longe do trabalho, mais eficaz e criativa você será enquanto estiver no trabalho. Esse conceito é conhecido como “distanciamento psicológico do trabalho”.
8. Pense mais
Uma das razões pelas quais você precisa se dar tempo – de manhã e à noite – é simplesmente permitir-se ter espaço para pensar. Pergunto quanto tempo você gasta apenas pensando diariamente? Outra razão para caminhar regularmente, como falamos acima, é ter tempo para pensar.
Quanto mais tempo você tiver que pensar profundamente sobre sua vida, seus objetivos e suas prioridades, melhores decisões você tomará com relação a essas coisas.
Enquanto estou andando, mesmo que esteja ouvindo audiolivros, também estou pensando em minha vida e objetivos. Na verdade, muitas vezes tenho tantas ideias que preciso levar um bloco de anotações comigo para capturar as ideias.
Em grande medida, a qualidade do seu pensamento determina a qualidade da sua vida. A maioria das pessoas tem os mesmos pensamentos recorrentes, todos os dias. De fato, 95% dos pensamentos de uma pessoa a cada dia são os mesmos pensamentos de ontem. Este é um uso terrivelmente ineficaz do cérebro criativo.
Se você está constantemente atualizando sua vida e aprendendo coisas novas, seus pensamentos estarão continuamente mudando, expandindo e se conectando.
“Estou falando de reservar deliberadamente um tempo livre de distrações em um espaço livre de distrações para não fazer absolutamente nada além de pensar.” – Greg McKeown, Essentialism: The Perseguição Disciplinada de Menos
Você se tornará um gênio criativo, aproveitará mais a vida e alcançará suas metas mais rapidamente porque aprenderá a transformar seus pensamentos em realidade.
Você não ficará preso por anos nos mesmos padrões de pensamento repetitivos.
Dê a si mesmo tempo para pensar!
9. Contribua mais
Uma das transições mentais mais poderosas que uma pessoa pode fazer é ir do status de comprador para o de doador.
Tornar-se auto-realizável como pessoa significa que você desenvolveu a confiança interna e externa para ter suas próprias necessidades satisfeitas.
“A vida dá ao doador e leva do tomador.”, refletiu Joe Polish
Incrivelmente, você pode dedicar o resto da sua vida a contribuir para o mundo em geral e transformar vidas.
Para Darren Hardy, o autor de O Efeito Composto, a vida de uma pessoa geralmente pode ser medida pelo tamanho dos problemas que eles estão tentando resolver. Pergunto:
- Que tamanho de problemas você está resolvendo no mundo?
- Quanto você realmente quer contribuir?
- Você ainda está focado principalmente no que você pode tirar da vida, ou o que você pode dar?
Quando se trata de relacionamentos poderosos, você não será capaz de desenvolvê-los a partir de uma abordagem transacional, em que você está tentando obter tudo o que puder do relacionamento.
Joe Polish é o fundador da GENIUS NETWORK, considerado por muitos como o principal mentor do empreendedorismo. Ele tem uma lista de “regras” que ele espera de quem interage, chamada de “Magic Rapport Formula”. Os princípios de sua fórmula são os seguintes:
- Concentre-se em como você os ajudará a reduzir o sofrimento.
- Invista tempo, dinheiro e energia nos relacionamentos.
- Seja útil, grato e valioso.
- Trate os outros como você gostaria de ser tratado.
- Evite formalidades, seja divertido e memorável.
E, ainda, como regra geral para este tema: aprecie as pessoas!
10. Foco no propósito sobre o processo
Por último, a relatividade no tempo é uma razão para se concentrar nos resultados sobre o “processo”. Muitas pessoas argumentam que você deve se concentrar apenas no “processo” e ignorar os resultados que obtém na vida.
Mas o mundo não funciona assim. O mundo funciona com base em resultados e resultados.
“Quando uma medida se torna um alvo, deixa de ser uma boa medida.”, argumentou Marilyn Strathern.
O processo é um meio para um fim – o objetivo que você está tentando realizar. O objetivo determina o processo, e não o contrário.
Se você está verdadeiramente comprometido com algo, então você fará o que for preciso para conseguir isso – independentemente de você gostar ou não do processo. Para você, o trabalho é importante demais para não fazer. Você não está comprometido com nenhuma abordagem específica. Você está comprometido em atingir o que acredita ser necessário.
De acordo com Albert Einstein, “a definição de insanidade é fazer a mesma coisa várias vezes, mas esperar resultados diferentes.”
Se você não é bem sucedido no que está fazendo, provavelmente terá que mudar seu processo. A menos, claro, se você realmente não se importa com os resultados. Então, você pode continuar fazendo o que está fazendo. Mas não fique bravo se as coisas não mudarem.
E aí? O seu ano de 2019 vai ser transformador?

Sou casada e tenho um filho de 7 anos. Advogada, trabalho como Diretora Corporativa de uma empresa de grande porte do mercado imobiliário, onde lidero as áreas Jurídica e Compliance. A minha rotina é dividida entre o RJ e SP, mas também viajo a trabalho para diversas cidades do país. Gosto muito do meu dia a dia e na minha caminhada aprendi com as melhores referências do mercado e posso ajudar vocês também. Sou atraída por desafios que mudem o status quo e adoro experimentar coisas novas.
4 Comments
Eu não sei como encontrei vocês, mas amo cada post. Vocês arrasam!
Agradecemos muito! bj grande
Excelente artigo como sugestão seguindo a linha da dica 2 , fazer um diário de gratidão, que irá lhe proporcionar uma visão mais positiva da vida.
Adoramos a sugestão Guilherme.. você tem razão, agradecer deve ser uma prática diária. Agradecemos muito. Um abraço!