Inicialmente, para planejar uma carreira internacional é preciso investir em conhecimento, disciplina, muita persistência e seguir alguns passos.
Debora Silva, fundadora da Intercareer Consulting, nos conta um pouco da sua história e nos presenteia com 6 dicas incríveis para quem quer construir uma carreira de sucesso na Europa.
Como tudo começou
Debora morou de 2012 a 2018, na Irlanda, trabalhou como HeadHunter em empresas como a Prosperity Recruitment, que tem em seu porfólio marcas como Redbull, Microsoft, Pfizer, Twitter, Groupon, entre outras.

Depois, alinhando a experiência de recrutamento e seleção com o conhecimento do mercado de trabalho e processos seletivos, a profissional passou a receber mensagens de toda a Europa e do Brasil.
As pessoas que enviavam as mensagens estavam em busca de informações sobre empregabilidade, dicas sobre como fazer um currículo e entrevista.
Atualmente morando em Portugal, Debora decidiu iniciar seu trabalho como consultora de carreira internacional e fundar a Intercareer Consulting.
Há 2 anos cumpre muito bem o seu propósito de ajudar o próximo e trabalhar com algo que tem paixão. Vamos as dicas!
1. Você precisa de visto de trabalho ou nacionalidade europeia?
Ter a nacionalidade europeia facilita bastante o processo de transição de carreira internacional, porém não é a garantia de um trabalho na área. Contudo, precisar do visto de trabalho não é o fim do mundo! É possível sim conseguir o visto, afinal muitos países da Europa estão com falta de profissionais qualificados em algumas áreas.
Nossa dica aqui é que você pesquise as vagas com maior demanda e verifique se o país de interesse oferece visto de trabalho para profissionais com a sua qualificação. Ainda, tenha atenção ao seu diploma, pois para muitas profissões, é necessário validar ou traduzir.
2. Saiba se tem vaga para a sua área no mercado
Acima de tudo, o mercado de trabalho na Europa está aberto para brasileiros. Entretanto, algumas áreas estão mais aquecidas, o que aumentam as chances de conquistar a experiência profissional desejada.
Anote aí! As áreas que estrangeiros tem oportunidades pela Europa são:
- Tecnologia da Informação
- Finanças e Contabilidade
- Engenharia
- Marketing Digital
- Chef de Cozinha
3. Como encontrar as vagas publicadas pelas empresas?
De certo, a maioria das vagas publicadas na Europa encontram-se no LinkedIn. De acordo com as pesquisas, mais de 90% dos recrutadores usam a ferramenta para identificar potenciais candidatos.
Por isso, pesquise as vagas, estude os requisitos e competências, e se candidate para as que você tem o perfil. Se apresente para as empresas com um breve texto de apresentação colocando suas qualificações, habilidades e competências.
4. Estar no LinkedIn é fundamental?
Utilizar o LinkedIn de forma estratégica é fazer com que a plataforma trabalhe a seu favor. Estar ativo hoje significa aumentar a sua visibilidade, engajamento e o retorno das empresas e recrutadores.
Além disso, existem técnicas que você pode aplicar que ajudam muito, como por exemplo, construir um bom networking com recrutadores e empresas.
5. Marketing pessoal? Como se vender?
O marketing pessoal é importante para você se posicionar e se apresentar para o mercado de trabalho europeu. Entretanto, é imprescindível entender o mercado de interesse e se apresentar seja pelo currículo, Linkedin e pessoalmente, de uma forma atrativa.
Prepare-se! Demonstrar confiança é imprescindível.
6. Como está o seu nível de Inglês?
É muito difícil trabalhar no exterior se você não falar inglês, mesmo em Portugal. Assim sendo, se você tiver um inglês básico, faça aulas para melhorá-lo. Invista no seu inglês, faça conversação e também gramática.
Estude os termos e vocabulário de business,principalmente os relacionados a sua área de interesse.
Então, gostou das dicas? Para conhecer mais sobre a Consultoria de Carreira Internacional e se preparar para o mercado de trabalho, acompanhe a Intercarrer Consulting nas redes sociais.
Ainda, se você tem interesse e procura ferramentas para obter mais sucesso nos processos seletivos na Europa e mais informações sobre como se preparar para conquistar a sua carreira internacional entre em contato pelo e-mail: info@intercareerconsulting.com
Quer ler outras matérias interessantes? Clique aqui.

Sou cofundadora da revista. Amo networking, marketing digital e SEO. Acompanho as mudanças e inovações no mercado de trabalho para trazer tudo fresquinho para vocês sobre esse fascinante tema que é a carreira.