Antes de mais nada, você já imaginou como pode ser saudável, produtivo e econômico planejar a sua alimentação semanal com antecedência?
Quantas vezes nos dirigimos ao mercado sem uma lista de compras e acabamos adquirindo produtos desnecessários, elevando o gasto para mais do que estávamos planejando? Você tem ideia do motivo pelo qual isso acontece?
Na maioria das vezes essas situações acontecem porque não planejamos o que iremos consumir ao longo da semana, o que pode trazer um gasto desnecessário, além de um desperdício de alimentos.
Contudo, o que podemos fazer para adotar uma rotina mais saudável e com isso otimizar o nosso tempo na cozinha?
Independentemente se é você quem elabora as refeições ou se você possui uma ajudante para essa finalidade, planejar e otimizar o tempo são fundamentais nos dias atuais.
Antes de tudo, estamos falando em planejamento de alimentação o que consequentemente nos remete a planejamento do tempo.
Por exemplo, você já teve a experiência de deixar as folhas da salada lavadas e bem secas para o consumo na geladeira? Na minha opinião deixamos de consumir alimentos frescos e nutritivos pela falta de tempo em prepará-los.
Procure priorizar um tempo para deixar as folhas lavadas e enquanto as mesmas secam prepare os acompanhamentos da sua salada e os conserve em potes na geladeira, como por exemplo, o pepino, o tomate, a azeitona, as frutas.
Isso facilitará bastante o seu dia a dia. Então, no momento que você desejar ter um acompanhamento para a sua refeição eles estarão prontos para consumo imediato.
Por mais que seja difícil para você, buscar ter uma alimentação planejada pode ajudar muito no seu dia a dia evitando o consumo de alimentos industrializados que por sua praticidade são tentadores. Os industrializados geralmente se encontram prontos em prateleiras de supermercados mundo a fora.

E por que devemos evitar o consumo de alimentos industrializados?
Primeiramente, os fabricantes dos alimentos industrializados se utilizam de inúmeros aditivos químicos que com o passar do tempo e o consumo em excesso podem acabar acarretando inúmeros problemas de saúde por serem demasiadamente ricos em açúcares, corantes, aromatizantes, conservantes, dentre outros.
Além disso, muitos desses alimentos possuírem baixo valor nutricional ainda possuem uma quantidade excessiva de sal o que muitas das vezes pode causar hipertensão em inúmeras pessoas.
Então, ao planejar priorize o consumo de alimentos frescos.
Existe uma máxima muito interessante: “descasque mais e desembale menos”.
Por essas e outras razões devemos priorizar o consumo de alimentos frescos como as frutas, legumes e verduras.
Presente na memória de muitas pessoas, aquela boa e antiga rotina que nossos avós tinham de frequentar as feiras livres pode ser uma excelente solução para mantermos uma rotina alimentar saudável.
Confira algumas dicas para planejarmos o menu e alcançarmos uma rotina alimentar mais saudável:
1 – Antes de ir as compras verifique a sua despensa, a sua geladeira e a sua fruteira.
2- Anote os alimentos que você possui da semana anterior para que não haja compra em duplicidade.
3- Procure elaborar um cardápio com as opções que você possui em seu estoque, pois dessa forma você evitará um gasto desnecessário.
4- Priorize os alimentos da estação.
Priorizar os alimentos da estação lhe trará economia, pois os mesmos se encontram em sua maioria das vezes com preços mais acessíveis, e, o mais importante, lhe trará os nutrientes certos, pois a natureza nos fornece os alimentos necessários para cada estação do ano.
A Natureza é perfeita. Ela está sempre nos provendo os nutrientes necessários através dos alimentos ricos em vitaminas C para suportarmos o inverno e no verão. Além disso, nos provê outros adequados àquela estação.
Por isso, não se esqueça, pesquise sempre os alimentos da estação e dê prioridade aos mesmos, prepare saladas, sopas, e sucos diversos. Planejar é muito importante. Você ficara mais feliz com o resultado financeiro e terá muito mais saúde!
Você já imaginou elaborar uma salada bem colorida e misturar folhas, legumes, grãos e até mesmo frutas da estação?
Esse é o momento ideal para planejar, ser criativo e criar pratos super nutritivos e lindos!
Tenho certeza de que você não irá se arrepender!
Para mais informações sobre preparo de refeições, planejar o menu e dicas sobre como obter uma alimentação mais saudável de forma prática visite a minha página no Instagram @gilisculinaria
imagem

Apaixonada por Gastronomia desde minha infância e Advogada por formação, em 2015 decidimos em família viver uma experiência em San Diego na Califórnia onde realizei o grande sonho de me especializar na área da culinária funcional. Desta experiência nasceu a Gilis (em homenagem às minhas duas filhas, Giovanna e Alice que carinhosamente chamamos de Gi e Li).
A Gilis é voltada às pessoas que buscam uma reeducação alimentar de forma natural, através da elaboração de receitas saudáveis e consultorias personalizadas que buscam encontrar o equilíbrio e o bem estar. A culinária saudável para mim se trata de um propósito de vida! Através dela conheci inúmeras histórias de superação.