Resultados, por muitos anos o mantra das empresas privadas foi “devemos maximizar os lucros dos acionistas”.
Contudo, os desafios que enfrentamos hoje nos mostram que esse mantra não mais responde ao que a sociedade espera de bons executivos. As pessoas esperam que as empresas possam maximizar bons resultados para a sociedade como um todo. Principalmente nessa crise.
E é por isso que estamos vendo um número crescente de atitudes socialmente responsáveis nas pessoas e consequentemente nas empresas.
O nosso foco aqui é empreendedorismo e carreira, portanto não entraremos nesse artigo nas discussões sobre o papel do Estado e como os governos estão lidando com a atual crise.
Vamos focar nossa análise em como as pessoas e as empresas podem fazer parte da solução. Além disso, como podem se adaptar nesse momento para maximizar os resultados, e também ajudar a sua rede de colaboradores, fornecedores e comunidade.
Antes de mais nada, as empresas devem se preocupar com as necessidades de todos os stackeholders: funcionários, clientes, fornecedores, e sociedade em geral.
É claro que tem algumas empresas que estão focadas em sobreviver e não podem fazer tanto pela sociedade, mas podem agir de forma humanizada e responsável.
Um bom exemplo disso foi a atitude da Airbnb diante da necessidade de reduzir sua força de trabalho. Toda comunicação foi feita com muito cuidado e empatia gerando orgulho de pertencer e admiração, mesmo naqueles que, infelizmente, perderiam seus empregos neste momento.
Mas existem muitas empresas que tem fôlego para passar por essa crise. Não só podem como devem se replanejar para levar consigo pela ponte de superação dessa crise, sua comunidade.
Entretanto, como nem tudo são flores, vemos muitas pessoas e empresas se aproveitando desse momento para lucrar licitamente e até ilicitamente (vemos todos os dias nos jornais os casos de corrupção nas compras de equipamentos médicos).
O que nós da Revista da Carreira acreditamos é que as empresas que conseguirem mostrar sua melhor versão agora colherão os frutos no momento certo.
Seja como for, você pode fazer a diferença na sua empresa, como colaborador, executivo ou empresário. Não perca essa oportunidade!
Veja que todos os dias são divulgados vários movimentos inspiradores. E aqui listamos alguns que achamos interessantes.
Empresas de moda estão revertendo linhas de fábrica para produzir máscaras. Por exemplo, a marca Blueman para ajudar a manter a linha de produção e renda para seus fornecedores lançou uma campanha para a venda de máscara, que chamou de Bluemasks. Já a Hering mobilizou parte da sua equipe da fábrica para produzir uniformes para as equipes médicas que estão atendendo os pacientes nos hospitais.
Fabricantes de cosméticos como a L’Oréal e a Dermage produziram álcool em gel para doações.
Montadoras como a Fiat Chrysler Automóveis usam suas linhas de montagem para produzir ventiladores e respiradores.
Diversas plataformas de streaming liberaram seus serviços de forma gratuita para que as pessoas pudessem estudar, se divertir ou se informar durante a quarentena. Nessa mesma linha, a Amazon liberou o download gratuito de vários livros e a Forbes liberou a leitura do conteúdo de sua revista online.
Além de ações para cuidar de seus fornecedores e colaboradores e ainda ajudar a sociedade, outras ações inovadoras também merecem destaque nesse momento.
Veja o exemplo da Accenture que projetou e construiu uma plataforma chamada People + Work Connect, para conectar empresas forçadas a demitir com empresas que precisam contratar. Centenas de empresas estão participando.
Do mesmo modo, empresas estão revisitando criações antigas que podem receber melhorias para se adaptar às necessidades atuais. Esse é o caso da empresa Aspenstate e o dispositivo AiRTouch. Trata-se de um aparelho de raio-x portátil que pode ser transportado até os pacientes evitando a circulação de pacientes contaminados pelo hospital.
Do mesmo modo, o Instituto de Física de São Carlos, da USP, criou um tipo de rodo que emite luz ultravioleta para descontaminação de ambientes.
Para mostrar sua melhor versão, será vital que todo plano de comunicação seja revisto nesse momento.
É certo que ficar parado pode custar caro para sobrevivência da sua cadeia de produção ou para a manutenção de sua imagem.
Por mais que seja novo para você não se esconda e nem deixe de se comunicar e isso serve tanto para o seu público interno quanto externo!
Essa crise está mostrando para todos como é importante cuidar do outro para cuidar de nós mesmos. E será cobrado das empresas que elas façam parte dessa conversa e dessa rede de cuidado coletivo.
Então, lembre-se de olhar para seus colaboradores, seus clientes, seus fornecedores, a comunidade em torno de seu negócio e a sociedade em geral para identificar como você impactar toda essa rede e como você pode impactar a todos de forma positiva.
Além disso, pense em novas soluções para as novas necessidades que estão surgindo e veja como sua capacidade de design, logística, execução e venda podem ser adaptadas para solucionar tais problemas.
Afinal, como você pode maximizar bons resultados para a sociedade?
Não deixe passar a oportunidade de se comunicar melhor assim como de fazer parte da construção da ponte que todos precisar cruzar para chegarmos vivos do outro lado dessa crise.
Nós da Revista da Carreira queremos fazer parte dessa corrente positiva e estamos nos colocando à disposição para publicar iniciativas positivas de enfrentamento a esta crise e debater ideias que possam ajudar.
Vem com a gente nessa corrente para maximizar seus resultados!
Imagem: Pinterest
Gostaria de ler mais matérias interessantes? Clique aqui!

Sou casada e tenho um filho de 7 anos. Advogada, trabalho como Diretora Corporativa de uma empresa de grande porte do mercado imobiliário, onde lidero as áreas Jurídica e Compliance. A minha rotina é dividida entre o RJ e SP, mas também viajo a trabalho para diversas cidades do país. Gosto muito do meu dia a dia e na minha caminhada aprendi com as melhores referências do mercado e posso ajudar vocês também. Sou atraída por desafios que mudem o status quo e adoro experimentar coisas novas.