Recolocação profissional é o processo pelo qual o profissional, auxiliado ou não, trabalha para conseguir novo emprego no mercado de trabalho. Esse período, que chamo aqui de “a sala de espera da recolocação”, é o lugar que muitos passam na vida, mas que ninguém gosta de ficar.
Quando vamos a um consultório médico ou a uma repartição pública, por muitas vezes temos que esperar a nossa vez de sermos atendidos, e, dependendo do tempo de espera, nos causa muita angústia e aborrecimentos. Mas, se quisermos ser atendidos, temos que esperar.
As pessoas que estão na sala de espera da recolocação já estiveram na linha de frente e trabalharam duro. São pessoas que tinham seu emprego, um cargo, rotina e remuneração. Mas, hoje estão na sala de espera aguardando algo acontecer.
Se esse é o seu caso, eu sei que é difícil não desanimar diante de uma situação como essa, pois você se sente estagnado e quanto mais o tempo passa com menos vontade de esperar ficamos. Ainda mais quando ouvimos e lemos notícias sobre empregabilidade baixa no país, crise, desemprego, etc.
Esperamos a melhor oportunidade para conversar com o amigo sobre uma posição publicada pela empresa dele, mas o amigo está tão cheio de afazeres e não dá muita atenção; não encontramos a devolutiva da entrevista; aquele e-mail com a resposta positiva não chega, enquanto outros de anúncios lotam a caixa de entrada; o telefone não toca; a mensagem no whatsapp não vem. As contas sim chegam na hora. Daí a semana passa e o constrangimento só aumenta.
Você começa a acreditar que por algum motivo foi esquecido no mundo e, porque tudo é muito demorado, até Deus te esqueceu. A sala de espera da recolocação acaba se tornando um lugar chato e às vezes enfadonho, pois queremos mudanças rápidas.
Por outro lado, a espera por uma recolocação é singular na vida de cada um. Por isso, não devemos olhar para o outro e perguntar “por que com ele e não eu?”. Cada pessoa é uma pessoa. O seu processo é único. A sua história é diferente. Você está no lugar certo, no momento certo.

Mas, muitas vezes questionamos. Por que temos que esperar?
Porque no tempo de espera nos preparamos. Nós somos apressados por natureza, mas falo, por experiência própria, que se você usar bem esse tempo, te trará muitos benefícios. Use-o a seu favor.
No filme O Poder Além da Vida, baseado em fatos reais, o personagem principal, o atleta Dan Millman, acha que vencer as Olimpíadas trará a ele a felicidade. Ele pensava que somente seria feliz quando conquistasse esse objetivo.
Contudo, ainda jovem, o atleta sofre um acidente e quebra a sua perna em dezessete lugares, além disso, tem o diagnóstico de que jamais voltará a treinar outra vez. A partir daí Dan entra na, talvez a pior, sala de espera da vida de alguém – aquela sem perspectiva de nada. Imagine como foi difícil para Dan passar por esses momentos. Talvez você hoje também esteja passando por um momento muito difícil e não vê perspectiva para a sua recolocação porque entrou na sala de espera. Calma, temos muito o que fazer!
Então, o que fazer enquanto estamos na sala de espera?
No filme, ao encontrar Sócrates, o experiente conselheiro, Dan é confrontado a repensar sobre as suas verdades e o modo como olha para si e o mundo a sua volta. Depois de muitos obstáculos na sala de espera ele entende que existem muitas coisas importantes acontecendo ao seu redor e que a felicidade pode ser encontrada durante o processo, que a conquista final é a consequência de um caminho bem conduzido.
O processo deve servir para te animar, fortalecer e te preparar para novos desafios. Buscar um novo emprego também desenvolve habilidades, tais como: identificação de oportunidades, ajudar sem receber nada em troca, saber gerir o tempo e banco de dados, ter predisposição, ter interesse genuíno pelo outro, ser grato, acessível e agradável. E, o mais importante: te faz resistente à frustração.
Da mesma forma, o olhar de Dan para o mundo muda e ele consegue impedir que as circunstâncias externas não mudem o seu interior. Por isso, é importante olhar para dentro de si mesmo nesse momento.
Reflita sobre quem você é, como chegou até ali, como vai passar o tempo e como irá sair. Sorria para a recepcionista. Veja abaixo algumas dicas interessantes:
Se conhecer é o primeiro passo para começar a mudar a perspectiva.
É uma decisão inteligente transformar suas fraquezas em forças, pois vão te trazer aprendizados que serão usados no próximo emprego.
Fazer testes de análise de perfil comportamental são uma ótima forma de obter um feedback sincero sobre a sua personalidade: você é mais executor, comunicador, planejador ou analista? Suas âncoras de carreira são autonomia, segurança, competência técnico-funcional, competência administrativa geral, criatividade empreendedora, dedicação a uma causa, desafio puro ou estilo de vida? Quais são suas maiores características e habilidades? Suas fraquezas, forças, oportunidades e ameaças?
Com essas respostas mapeadas, que fazem parte do autoconhecimento, você vai nadar de braçada nesse tempo e futuramente, diante dos desafios, que você enfrentará quando estiver recolocado.
Depois, quando você está na sala de espera de um consultório, aproveita para ler uma revista ou um livro pra passar o tempo, não é mesmo?
Então, o segundo passo é se manter produtivo. Nessa linha, existem diversos cursos online e livros em pdf gratuitos disponíveis na Internet, ou você pode aproveitar o tempo para fazer investir naquele ensino que sempre quis. Foque naquilo que te ajudará a se manter produtivo(a) e com a chama da esperança acesa.
Em uma sala de espera você procura conversar com alguém para passar o tempo
Na sala de espera da recolocação, você pode conversar com profissionais e com pessoas que já passaram por isso, para seu fortalecimento. E, uma das partes fundamentais do seu processo é praticar o networking.
Mas, se essas afirmações “tenho receio de não ser lembrado”, “tenho vergonha de dizer que estou desempregado” ou “tenho desconforto de parecer interesseiro” fizerem parte do seu discurso PARE imediatamente e mude de ideia.
Networking é o melhor recurso que existe para a vida profissional e para a recolocação. Esses pensamentos são crenças limitadoras para o seu processo. Networking é uma via de mão dupla, proporciona uma atitude positiva e ativa frente ao mercado, regata relacionamentos e amplia a rede de contatos. Estudos indicam que 70% das oportunidades no mercado de trabalho se dão via a rede de contatos pessoais. Portanto, com a estratégia certa, muito provavelmente, é o networking que fará você sair da sala de espera mais rápido.
Paciência. Devemos ser pacientes, pois a paciência é uma virtude.
O impaciente sempre age por ímpeto e deixa de viver grandes coisas porque atropela o tempo. Se você quer sair da sala de espera da recolocação, com êxito, precisa ser paciente porque a sua vez vai chegar.
Lembre-se: só se cultiva a paciência com longos períodos de espera. Se formos pacientes toda essa espera vai fazer sentido. Nesse tempo suas habilidades serão polidas. E é a oportunidade para cuidar de todas as áreas da nossa vida.
É um tempo para crescer como profissional e como pessoa. Tempo de aperfeiçoamento. Importante: na sala de espera aprendemos a ser humildes. Mas, lembre-se: você não foi recrutado para viver na sala de espera e, como o tempo é perfeito, logo chegará a sua vez. Enquanto você está na sala de espera da recolocação está se fortalecendo. Longe da agitação você terá novas ideias.
Na sala de espera não dá para se rebelar. Ou você senta e espera ou nunca verá o que acontecerá na sua vida. A sua hora vai chegar e você viverá o próximo passo da sua vida.
Por fim, entenda o cenário completo do desenvolvimento da sua carreira pelo prisma da sala de espera da recolocação:
Dan estava na sua fase mais produtiva da sua vida quando sai de cena, mas ele aproveitou para crescer, aprender e se fortalecer. Dan não ficou um dia ou dois na sala de espera. Ficou longos dez longos meses para voltar a treinar. Na vida real, como no filme, depois de muita motivação e esforço para mudar o seu modo de pensar e agir, Dan conquista o seu objetivo e se torna campeão olímpico. Além disso, se torna um grande escritor e sua vida virou filme.
Quando você olha para o processo com força de vontade de aprender e otimiza a busca da oportunidade de forma direcionada, aumentam as chances de sair da sala de espera da recolocação com mais rapidez.
Imagem: @nicolexneum
Fonte: Trabalho de conclusão de curso Bianca Roxo (TCC- IBC Coach), Wikipédia; Filme O Poder Além da Vida; texto anônimo “A Sala de Espera de Deus”.
Quer ler mais matérias interessantes? Clique aqui.

Sou cofundadora da revista. Amo networking, marketing digital e SEO. Acompanho as mudanças e inovações no mercado de trabalho para trazer tudo fresquinho para vocês sobre esse fascinante tema que é a carreira.