Ter coragem é a chave para dar o primeiro passo para empreender em meio à crise. Para as advogadas Ana Carolina Ferracciú, 41 anos, Ana Carolina Gandra, 41 anos, e Daniella Maria Tedeschi, 34 anos, isso aconteceu quando se despediram de seus trabalhos anteriores e mergulharam em uma sociedade com propósito diferenciado e único.
Assim nasceu o Ferracciu & Gandra Advogados. Como coragem não significa a ausência do medo, e sim agir apesar deste, fomos ao seu escritório – de máscara, álcool gel e distanciamento protocolar – saber como tudo aconteceu.
HISTÓRIA
Carol Ferracciu e Carol Gandra estudaram juntas na faculdade Cândido Mendes, em Ipanema, e se formaram em 2000. Ao longo de suas vidas sempre mantiveram a amizade e o contato profissional. Desde sempre, as duas conversavam sobre um dia seguir um caminho diferente do que estavam vivendo. Poderiam abrir um escritório próprio, mas tudo parecia uma meta distante. Até que veio a pandemia e decidiram que era hora de realizar o antigo sonho.
Para completar o trio, Dani Tedeshi, que sempre quis trabalhar diretamente com a Carol Gandra, aderiu à dupla durante a pandemia. Foi assim que as três advogadas reuniram a paixão pela advocacia com a vontade de fazer um escritório mais humanizado, talhado pelo jeito de fazer feminino.
SURGE UM NOVO CONCEITO DE ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA
Em 2019, Carol Ferracciu já tinha formado um grupo de mulheres que se encontrava de tempos em tempos. As reuniões versavam sobre desafios profissionais e sobre como adquirir conhecimento em temas como liderança, negócios e empreendedorismo. Tudo isso, com o majestoso toque aconselhador de Ferracciu sobre as incontáveis jornadas que as mulheres vivem, além dos dilemas reais dentro de casa.
“Estávamos com vontade de fazer uma coisa diferente, que buscasse dar oportunidade a outras mulheres, que tivesse leveza, não seguindo uma ideia mais tradicional. Eu sentia muito a falta de ter um escritório mais a minha cara, cores e afins. A Carol Gandra também sempre acreditou nessa ideia e foi aí que começamos um namoro bem forte para conceber com mais detalhe essa sociedade, que deveria ter o nosso jeito. Então, na pandemia começamos a buscar tudo aquilo que estava no nosso imaginário. Logo depois, Dani ligou para Carol e demonstrou o interesse de se juntar a nós e foi super bem-vinda”, disse Carol Ferraciu.

FOCO NO FEMININO
Unindo a coragem de empreender ao viés feminino o Ferracciu & Gandra Advogados já imprimiu a sua marca. “Antes de tudo, somos um escritório que tem mulheres na sua liderança com uma linguagem, sim, mais feminina. Além disso, com qualidades multifuncionais das mulheres que “jogam” em todas as posições, uma forma mais leve com um colorido diferente, com uma linguagem diferentes. Enfim, nós estávamos muito alinhadas em termo de conceito. E foi isso que nos uniu. Somos três mulheres buscando algo diferente dos escritórios tradicionais, não tem o meu o dela, tem o nosso”, completou Ferracci
O DIFERENCIAL
A aposta do trio é atendimento personalizado, ou seja, os clientes terão um tratamento único. “Atenderemos nossos clientes pessoalmente durante todo o processo. Com o conhecimento inicial do caso, buscaremos antever as demandas e repassar instruções, antes mesmo de serem solicitadas, entender a linguagem de cada cliente para uma melhor comunicação e ganho de tempo. Por exemplo, pela nossa experiência profissional, com pluralidade de assuntos em curso, o nosso maior desafio – e missão – é atender cada cliente de acordo com o seu perfil pessoal. E nosso diferencial atinge também a questão financeira, pois com nossa estrutura otimizada conseguimos oferecer um trabalho de excelência com um preço acessível, o que, também explica o sucesso de nossa atividade, mesmo em tempos de pandemia”, disse Carol Gandra.
UMA ESCOLA DE TIMES
Para Carol Gandra, a cultura que os estagiários, e futuros associados, encontram é a de postura de time: “Aprendemos muito que nós não nos destacamos sozinhas, mas só se temos um time que nos proporciona agilidade com eficiência. Conseguimos ter um ambiente de trabalho leve. Um local de trabalho saudável, onde todos são incentivados a ter criatividade, a dar ideias e soluções. Essa interação gera aprendizado mútuo, até porque essa turma mais nova nos traz grandes ensinamentos que não estão nem no nosso radar. Isso é fundamental! e gratificante”.

PRINCIPAIS MATÉRIAS E OPORTUNIDADE DE PARCERIAS COM OUTROS ESCRITÓRIOS
O escritório fica em Ipanema, bairro que tem um grande significado para Ferracciu e Gandra, pois as advogadas fizeram faculdade juntas durante cinco anos. A equipe atenderá direito tributário, previdenciário e também área societária e imobiliária. No momento, as sócias contam com parceria de uma advogada especializada na área civil e não descarta a possibilidades de promover outras parcerias. Portanto, boas oportunidades virão!
EMPREENDEDORISMO
A princípio, iniciar um negócio do zero não é fácil. A começar pela gestão da companhia, que requer muito conhecimento – e coragem.
Mas esse desafio não será difícil para Dani Gandra, que se vale da analogia com o casamento para qualificar uma sociedade empresarial: “em um casamento há brigas que compramos e outras que não. O mesma acontece por aqui. Nós temos uma formação muito parecida, nos conhecemos há mais de 20 anos, ou seja, não nos encontramos ontem e decidimos ser sócias. Tem toda uma história por trás de nós três. Cumplicidade, empatia, parcimônia, resiliência e maturidade nos ajudam na sociedade e amizade para manter nosso escritório apto para atender nossos clientes com a excelência que todos merecem. Uma sociedade sadia influencia nos resultados e na satisfação do nosso cliente“.
CORAGEM DE AVANÇAR E A ANÁLISE DE RISCOS
“Primeiramente, se não tivermos coragem para tentar jamais saberemos se dará certo. Não é justo falar somente “acredite no sonho”, “se joga” sem analisar investimentos necessários, riscos e afins. É preciso também acreditar no sonho, racionalizar esse sonho, caminhar em direção a ele, mas, se preciso for, ter a humildade para dar um passo para trás, para depois dar dois à frente. É importante entender também que empreender não é ser seu próprio chefe, mas é ter em cada cliente um chefe. Com tudo isso pensado e claro, chega a hora de entrar de cabeça no projeto“, disse Dani Tedeshi.

COMO SABER SE O SONHO FOI REALIZADO?
Quando as advogadas idealizaram a formação da sociedade, criou-se uma realidade nas suas mentes: o start aconteceu! Amamos saber sobre esses momentos.
“Acredito que a realização se dará em várias situações futuras. Mas a primeira vez que tivemos o sentimento do sonho realizado foi quando entrei na nossa sala, no nosso escritório. Um filho lindo nasceu, pronto para crescer e imprimir a nossa marca no mercado. O reconhecimento de nossa luta pelas mulheres será nossa maior realização, fazendo com que o faturamento seja apenas uma consequência da concretização de nossos sonhos” , concluiu Ferracciu.
Enfim, ter a coragem de iniciar algo do zero, trazer a advocacia para o coração de Ipanema, imprimir à sua atividade foco nos interesses das mulheres, garantindo à clientela atendimento personalizado, são os ingredientes que impulsionam esse belo, projeto que fará história no meio jurídico carioca.
Ferracciu & Gandra Advogados fica na Rua Maria Quitéria, n 77, sala 1315, Ipanema.
Leia mais matérias interessantes aqui!

Sou cofundadora da revista. Amo networking, marketing digital e SEO. Acompanho as mudanças e inovações no mercado de trabalho para trazer tudo fresquinho para vocês sobre esse fascinante tema que é a carreira.