Os dias de hoje têm sido muito intensos, por isso tenho recebido um aumento de pedidos de refeições saudáveis, rápidas e saborosas. Além disso, a maioria das pessoas gosta de passar o mínimo possível na cozinha, e as receitas práticas, sem muitos detalhes difíceis, são ideais. Embora estejamos vivendo um período de isolamento social, nossa rotina mudou muito, por exemplo, em muitos lares os filhos em suas aulas on-line têm exigido uma atenção especial.
Então, se você se enquadra nesse grupo, venha comigo e aprenda aqui algumas dicas que são se tornar as queridinhas do seu dia a dia.
Assim como os adultos, atuando em home office, precisaram adaptar suas rotinas aos seus demais afazeres como os exercícios físicos, as tarefas domésticas e, principalmente, a sua alimentação.
Nesse ínterim, em se tratando de alimentação, na correria que estamos vivendo, um grande desafio passou a ser alimentar-se com receitas saudáveis.
Então, todos os dias pessoas mencionam que deixaram de se alimentar bem e mergulharam nos alimentos industrializados abandonando o consumo de comida de verdade.
Foi assim que, pensando nessa nova vida, reuni 3 ideias super descomplicadas de refeições para um almoço prático, saudável e apetitoso.
Costumo iniciar o preparo das refeições saudáveis com uma entrada que, dependendo da época do ano, poderá ser uma salada ou até mesmo um caldo. Afinal, sinta-se à vontade para construir suas entradas como preferir.
Vamos às receitas de refeições saudáveis?
Salpicão Funcional
O Salpicão Funcional é uma excelente opção por reunir muitos nutrientes numa só preparação. Você precisará dos seguintes ingredientes:
- 1 peito de frango cortado em tiras pequenas.
- ¼ cebola ralada.
- 2 cenouras raladas
- 2 colheres de sopa de cramberrys.
- 1 copo de iogurte natural.
- 2 colheres de sopa de semente de girassol.
- 1 colher de sopa de mostarda Dijon.
- 2 colheres de sopa de semente de abobora.
- Cebolinha e salsinha a gosto.
- 1 colher de sopa de azeite.
Modo de preparo:
Em uma frigideira coloque as sementes sem qualquer óleo em fogo baixo e espere que as mesmas dourem de ambos os lados, reserve em seguida. Após, refogue a cebola já ralada com azeite ou óleo de coco. Em seguida, acrescente o frango já cortado em tiras pequenas. Depois, acrescente as cenouras raladas, a salsinha e por último a cebolinha.
Então, assim que esfriar misture o iogurte, a mostarda Dijon e o azeite (1 colher de sopa) no salpicão, salpique cebolinhas e/ou salsinhas picadas por cima e sirva gelado.
Por fim, caso você não possua cramberrys pode substitui-lo por passas, damascos ou tâmaras.
Couscous Marroquino
Por mais que aparente ser difícil de fazer, o Couscous Marroquino é outra receita saudável e prática, como uma saladinha funcional, colorida e rica em fibras que irá encantar as suas refeições.
Você irá precisar de:
- 1 xícara de couscous marroquino.
- 1 xícara de água quente (agua mineral ou filtrada).
- 2 tomates picados, ½ cebola picada.
- 1 cenoura ralada e refogada.
- 2 colheres de sopa de cramberrys.
- 2 colheres de sopa de azeite, nozes a gosto,.
- ½ xícara de cebolinha picada.
- ½ pimentão vermelho e amarelo picados
- 1 xícara de vagem picada e refogada.
Modo de preparo:
A princípio, em uma bowl acrescente água quente e o couscous. Aguarde até que ele hidrate por uns 10 minutos.
Então, misture a vagem refogada, a cenoura, acrescente os cramberrys, as nozes, os pimentões picados e os tomates. Não esqueça de finalizar com as cebolinhas picadas. Sirva gelado.
Torta Low Carb
Para finalizar as nossas dicas de preparação de um almoço nutritivo e simples, a sugestão será uma torta low carb.
Você irá precisar de:
- 4 ovos.
- 1 cebola picada.
- 1 xícara de aveia.
- 2 xícaras de frango desfiado.
- 2 cenouras raladas.
- 1 xícara de couve flor picada.
- 1 dente de alho amassado.
Modo de fazer:
Refogue o alho no azeite e em seguida o frango, a cenoura, o brócolis e a couve-flor. Em um bowl bata os ovos (misture bem até que fiquem mais claros), acrescente a aveia e os demais ingredientes já refogados.
Após, unte uma forma de sua preferência, derrame a mistura e asse em forno médio a 180 graus por 30 minutos em média.
Gostou das dicas?
Por fim, através dessas três receitas conseguimos descobrir como é possível elaborar boas refeições saudáveis e, em contrapartida, passar pouco tempo na cozinha!
Deixe seus comentários e compartilhe dicas e receitas conosco também.
Para mais informações e dicas de receitas siga o meu Instagram @gilisculinaria.
Leia mais dicas como essas aqui.
Imagem: unsplash.com/@mero_dnt

Apaixonada por Gastronomia desde minha infância e Advogada por formação, em 2015 decidimos em família viver uma experiência em San Diego na Califórnia onde realizei o grande sonho de me especializar na área da culinária funcional. Desta experiência nasceu a Gilis (em homenagem às minhas duas filhas, Giovanna e Alice que carinhosamente chamamos de Gi e Li).
A Gilis é voltada às pessoas que buscam uma reeducação alimentar de forma natural, através da elaboração de receitas saudáveis e consultorias personalizadas que buscam encontrar o equilíbrio e o bem estar. A culinária saudável para mim se trata de um propósito de vida! Através dela conheci inúmeras histórias de superação.