Aprendi outro dia com um amigo uma lição genial e que pode ser aplicada em quase tudo na nossa vida pessoal ou profissional. Durante a conversa, nós brincávamos que foi provavelmente a coisa mais importante que ele aprendeu em seu MBA.
É claro que isso é uma brincadeira, pois esse meu amigo é brilhante! Contudo, de fato a simplicidade desse conceito revela a sua genialidade e faz com que seja uma aprendizado muito útil para diversas situações. Veja só:
1.
A lição genial é “TRASH IN, TRASH OUT!”. Isso mesmo. Em português, o ensinamento valioso se resume a uma frase: lixo para dentro, lixo para fora!
Assim, por esse princípio da administração ele me explicou que sempre que os insumos forem ruins os resultados serão ruins, não importa o quão maravilhoso sejam os seus times ou processos.
2.
E realmente faz muito sentido, não é mesmo? Por exemplo, quando você for fazer uma refeição, se os seus ingredientes não forem bons, por melhor cozinheira ou cozinheiro que você seja, o prato não vai ficar tão saboroso.
Na mesma linha, se você for desenvolver um produto, mas a sua matéria prima for de pouca qualidade, o seu produto acabará sendo inferior por melhor que seja a sua fábrica. Mas não para por aí!
3.
Pense comigo. Se você precisa tomar uma decisão e recebe informações equivocadas, provavelmente a sua conclusão será equivocada e a sua decisão não será muito boa.
Deseja ser mais saudável porque se alimenta muito mal pode ser que a sua saúde não esteja em boas condições.
Viu, como é realmente genial?
E é também libertador. Muitas vezes ficamos presos tentando melhorar nossos resultados em qualquer campo da nossa vida e focamos nas coisas erradas.
Além disso, nos perdemos redesenhado processos, trocando as pessoas, investindo em tecnologia, quando deveríamos focar no insumo! Nos perdemos em discussões acaloradas sobre erros de decisões tomadas, quando na verdade as informações fornecidas é que eram ruins e, portanto, qualquer outra decisão tomada com base em tais informações seriam igualmente erradas.
4.
Acima de tudo, para quem trabalha com planejamento esse conceito é especialmente importante. Pois, durante todas as suas etapas são necessários insumos para tomada de decisão. Certamente, ter cuidado com a escolha desses insumos vai determinar o sucesso do seu plano final.
Um problema recorrente nos insumos de um planejamento são indicadores ruins porque nos levam a conclusões erradas e, consequentemente, a leituras de cenários equivocadas.
Um passo importante para um bom planejamento é escolher bem os indicadores que vamos analisar, tanto na gestão de rotina quanto na gestão de diretrizes.
Os indicadores são os sinais vitais de uma operação. São eles que indicam onde estamos indo bem e onde precisamos de reforço.
5.
Que tal aproveitar o final de semana para fazer um exercício de começar a perceber a importância dos insumos na sua vida?
Tente avaliar tudo que você coloca para dentro de si próprio: os alimentos que você irá ingerir, os livros que irá ler, os filmes ou programas que irá assistir e etc..
Ao observar, procure fazer boas escolhas!
Na segunda-feira, tente perceber como você se sente. Será que o resultado dessa lição genial será bom ou ruim?
(Foto: @casabeta)

Sou casada e tenho um filho de 7 anos. Advogada, trabalho como Diretora Corporativa de uma empresa de grande porte do mercado imobiliário, onde lidero as áreas Jurídica e Compliance. A minha rotina é dividida entre o RJ e SP, mas também viajo a trabalho para diversas cidades do país. Gosto muito do meu dia a dia e na minha caminhada aprendi com as melhores referências do mercado e posso ajudar vocês também. Sou atraída por desafios que mudem o status quo e adoro experimentar coisas novas.