A maioria de nós passa mais tempo convivendo mais com as pessoas do trabalho do que com os próprios familiares.
O mundo ideal seria aquele em que todos se dessem bem. Porém, infelizmente, passar muito tempo ao lado de alguém que você não gosta pode diminuir o seu humor geral.
Para que isso não aconteça, você precisa lidar de forma racional e adequada com a situação. Apresentamos algumas razões para você transformar esse contratempo a seu favor:
1. Evite conflitos
Entrar em conflitos com os colegas por assuntos que não são relevantes para o seu trabalho desgasta a convivência e torna o ambiente nocivo para todos. Não tenha vergonha em recuar, isso não é um sinal de covardia, mas de sabedoria pela preservação da sua saúde física e mental.
2. Respire fundo
Às vezes somos submetidos à convivência com manias e situações que nos causam extrema irritação. O melhor a fazer é avaliar o cenário e respirar fundo. Se pergunte: Essa pessoa sabe que isso me irrita? Isso irrita os outros da mesma forma? Esse comportamento me irritaria em outra situação?. Tente focar em outras coisas quando o evento ocorrer. Saia de perto, vá tomar uma água, um café. Desafie a irritação e se mantenha cada vez mais em equilíbrio com você mesmo.
3. Sobreviva às “facadas”
Se você foi colocado em uma situação onde alguém te prejudicou, te ridicularizou ou tentou puxar o seu tapete, é hora de se preparar. Saiba que o seu caráter é avaliado nesse momento. Quando você vir uma situação prestes a surgir, mantenha sua comunicação cortês e educada, e não perca muito tempo conversando ou pensando sobre a pessoa fora do trabalho, não importa o quanto ela o aborreça.
4. Não encoraje uma situação de bullying
Certifique-se de que ninguém trate o colega chato de uma maneira que não seja profissional. A última coisa que você pode fazer é encorajar outros colegas de trabalho a ter uma atitude ruim, como não convidar o outro para o almoço e isolá-lo. Não importa quão terríveis possam parecer, é sempre melhor evitar qualquer tipo de situação que coloque as pessoas umas contra as outras, especialmente no local de trabalho. Essas atitudes estão sendo observadas, pode ter certeza.
5. Cuide da sua mente
Nossa mente pode nos ajudar ou sabotar. Muitas vezes, criam-se diálogos e estratégias na cabeça durante horas, mas no momento da “execução” não saem como planejado. Como a expectativa é diferente da realidade, acaba prejudicando a posição profissional.
Procure manter seus pensamentos focados no trabalho e em seus projetos pessoais. Conheci uma pessoa que estava tão estressada com um colega que resolveu fazer um curso de restauração de móveis aos sábados.
Hoje, segundo ele, quando entra na companhia, ao invés de já se armar para qualquer conflito com aquela pessoa, repara que a mesa da entrada está precisando de pintura, que a cadeira do chefe está meio desalinhada, a escrivaninha do administrativo está precisando de uma bela reforma… sua mente está tão ocupada com suas atividade do trabalho e fora dele que nem lembra mais da pessoa irritante.
Busque uma atividade que você tenha interesse, não deixe os aborrecimentos criem raízes na sua mente. Se “pre-ocupe” com coisas realmente importantes.
6. Dê uma chance
Tem uma frase do Discovery Kids que é muito apropriada: “Inimigos são amigos que nunca brincaram juntos”.
Isso pode ser difícil, mas conhecer o outro melhor faz com que você entenda as razões do outro para agir desse jeito. Você perceberá que a dureza do seu coração foi de uma educação rígida, que o sarcasmo é para chamar a atenção, etc..
Tudo tem uma razão de ser. Ao vencer esses obstáculos fará de você uma pessoa vitoriosa e com uma inteligência emocional acima da média. E a recompensa de uma boa convivência certamente mudará o seu humor.
Afinal, lidar com pessoas diferentes é o tempero da vida.

Sou cofundadora da revista. Amo networking, marketing digital e SEO. Acompanho as mudanças e inovações no mercado de trabalho para trazer tudo fresquinho para vocês sobre esse fascinante tema que é a carreira.