Sabemos da importância da atividade física na melhora da saúde e qualidade de vida. Porém, existem inúmeros fatores que nos impedem de começar.
Tempo ou melhor – a falta dele – é uma das respostas mais constantes que escuto.
Outra resposta muito frequente entre as pessoas que realmente são sedentárias é que não gostam ou até mesmo detestam, acreditem!
Dentre esses, existem aqueles que já começaram mas não deram continuidade, aqueles que nunca começaram mas têm interesse e aqueles que nunca começaram e nem estão dispostos.
Para esses últimos digo uma coisa deem uma chance porque lá na frente eu tenho certeza que você vai precisar. Podem aparecer problemas osteomusculares, doenças crônicas, como a hipertensão arterial e diabetes, além das cardiovasculares. Seu organismo vai agradecer e, com certeza, terá uma grande influência na sua autonomia futura.
Quando estamos no ritmo frenético da vida, às vezes não enxergamos isso como uma prioridade do momento. Contudo, tenha a certeza de que seus hábitos de vida – alimentação, sono e atividade física – é que vão te levar tão longe como você projetou. Isso não significa que precisa ser um sofrimento, ao contrário, tem que ser prazeroso e é sobre isso que vamos falar hoje.
Se você realmente acha que não tem tempo, tá na hora de rever algumas coisas na sua vida. Não pode existir alguém que não tenha pelo menos 30 minutos por dia para tirar para si mesmo.
E não estou falando só em relação à atividade física não. Pode ser qualquer coisa com você, para você. Se você leu até aqui e chegou a conclusão que não tem esses 30 minutinhos, comece a se programar para rever seus hábitos imediatamente.
Pode ser apenas falta de organização, procrastinação ou preguiça mesmo.
Veja os 6 ajustes na rotina que vão mudar a sua vida
1- COMO ESTÁ SUA SAÚDE?
Antes de começar é bom que faça aquele checkup preventivo. É sempre seguro saber se está apto a todas atividades ou se tem alguma restrição.
2- A ESCOLHA
Procure conhecer o que tem no mundo das atividades físicas que você se identifica. Não adianta ir na onda dos outros. Para você realmente conseguir dar continuidade e constância, que no caso é o que vai trazer resultados, a paixão tem que ser sua. E é muito individual. E não estou dizendo aqui para não ir com um amigo, muito pelo contrário. Às vezes a adesão é feita justamente pela companhia de amigos, o contato social também é um fator importante para a constância e motivação à prática de atividade física.
Sugiro que, dentro de um leque de opções escolhidas, você experimente e conheça todas, para depois decidir.
Pode ser um esporte, entrar para academia, fazer aulas de dança, natação, atividades ao ar livre, na praia, yoga, caminhar, ciclismo, surf. São tantas opções que tenho certeza de que alguma você vai gostar.
Nessa etapa o importante é experimentar diferentes opções até encontrar aquela que se encaixa melhor no seu perfil, nos seus objetivos e que também lhe dê prazer. Assim será mais fácil encaixá-la na sua rotina .
3- DESENVOLVA OBJETIVOS REAIS
Tomou a decisão que agora vai? Então, é hora de desenvolver um plano e traçar metas realizáveis.
Incluir mais uma atividade na sua rotina de vida corrida será um desafio, então estipule metas. Comece com as mais simples e a medida que você for evoluindo esse planejamento inicial irá se modificando.
Respeite o seu tempo, escute o seu corpo, lembre-se: nesse processo é importante a constância.
4- CONSTÂNCIA E ROTINA
Seu principal aliado para atingir seus objetivos é a constância e para isso você terá que criar uma nova rotina.
Agora, você já escolheu uma atividade, já traçou suas metas, vamos criar a sua nova rotina. Sim, vamos colocar na lista das coisas diárias que fazemos como tomar banho, comer, dormir, trabalhar…
A atividade física, agora, vai fazer parte da sua agenda. Para você introduzir um novo hábito você tem que tratá-lo como um compromisso a ser cumprido, até ele se torne orgânico e comece a fluir. Se for necessário coloque alarme nos seus dispositivos.
5- SEJA REALISTA E PACIENTE COM OS RESULTADOS
Muitas vezes quando não vemos resultados rapidamente, ficamos desestimulados. Em todas as áreas agimos assim, é do ser humano.
Seja realista, tenha em mente que toda mudança leva um tempo.
Com a pratica regular e uma boa alimentação seus objetivos serão alcançados.
6- SUA SAÚDE SUA PRIORIDADE
A importância que damos ao nosso trabalho e demandas do dia a dia nos faz esquecer que sem saúde os outros compromissos não são possíveis.
Lembre-se: sua saúde é sua prioridade. Praticar atividades físicas contribuem para melhorar sua qualidade de vida trazendo inúmeros benefícios para sua mente e seu corpo.
Foto: @emilywweis