Amizade – Ao longo de nossa carreira é quase impossível estarmos no ambiente de trabalho e não fazermos pelo menos um amigo ou uma amiga com quem podemos contar. Feliz dia do amigo!
Afinal, em determinadas atividades, passamos mais tempo com as pessoas do trabalho do que com a nossa própria família e sentimos a necessidade de compartilharmos nossas conquistas e nossas dificuldades.
A Revista da Carreira, acredita na amizade construída no ambiente do trabalho. Bianca e Rafaella trabalharam juntas de 2007 a 2011 em uma empresa e continuam amigas até hoje. Esse nosso histórico nos levou a querer conhecer outras experiências de pessoas que fizeram sólidas amizades no trabalho.
Ficamos muito felizes em concluir que é exatamente nos momentos de dificuldade no cotidiano profissional que os laços de amizade florescem.
Percebemos que quando colegas têm a mesma afinidade, a troca é mais fácil e um primeiro vínculo surge quase que naturalmente.
Porém, o laço de amizade se fortalece quando alguma dificuldade foi ultrapassada, seja na vida profissional ou na vida pessoal.
São vidas que se encontram – lição de generosidade na amizade
Rachel Malva, consultora de RH, tem uma história muito bacana. Bia lembrou dela ao ser dispensada de uma vaga de emprego e vejam só o que aconteceu:
“Bia e eu somos amigas há 20 anos. Em 2014 ambas estávamos desejando novos desafios profissionais. A Bia estava concorrendo a uma vaga sensacional, em uma grande consultoria, porém percebeu que naquele momento não tinha todas as competências necessárias para a vaga (embora eu achasse o contrário!).
Foi aí que ela falou para o entrevistador: “Eu conheço a pessoa ideal para a vaga” e me indicou!! Comecei a participar do processo seletivo, que durou meses, e nesse meio tempo surgiu uma oportunidade na empresa em que eu trabalhava, que era a cara da Bia. Indiquei e ela passou com louvor!
Enquanto meu processo seletivo rolava, tive o prazer de trabalhar com a Bia no emprego em que estava e percebi que, além de uma grande amiga, era uma excelente profissional. Essa história faz 4 anos… Eu passei no processo e permaneci por 3 anos na vaga que a Bia achou que era a minha cara.
A experiência que adquiri nesta consultoria me trouxe a segurança e a bagagem necessárias para dar um passo importante na minha carreira: empreendi e hoje tenho minha própria consultoria de RH. O mundo corporativo é sim um lugar fértil para fortalecer amizades!! Parte do meu sucesso, sem dúvida, é reflexo da oportunidade oferecida pela Bia!”.
Amizade que permanece – a dor tem o seu valor
Vanessa Collyer, gerente de relacionamento de empresas, conheceu Camila Menezes, gerente de marketing, em 2007, quando entrou para a equipe de marketing de uma grande empresa. Vanessa era analista e o fato de a gestora Camila convidá-la para almoçar, no primeiro dia, fez toda a diferença.
Elas se conheceram e viram que tinham muitas coisas em comum. Assim, a admiração logo virou uma amizade. “Camila é muito inteligente, me ajudava muito e me dava grandes ideias. Porém, além do vínculo profissional, criamos um laço pessoal”, disse Vanessa.
Contudo, o que fortaleceu essa amizade foi que ambas passaram por momentos pessoais muito difíceis. O pai da Vanessa faleceu e Camila passou por um processo de separação conjugal. “Uma ajudou a outra, dando força e dessa forma, nossa amizade se fortaleceu. Somos amigas até hoje”, disse Vanessa. As duas procuram sempre se encontrar para colocar o papo em dia e sabem que podem contar sempre uma com a outra.
Para refletir…
3 dicas que pessoas bem sucedidas fazem para manter a amizade no trabalho:
EMPATIA: Se importe verdadeiramente com o outro. Pergunte como ele está e se coloque à disposição para ajudá-lo.
OUVIR NA ESSÊNCIA: Muitas vezes, um pequeno tempo de conversa é usado para um desabafo. Escute o seu amigo. Escute, mas não se precipite em contar uma história melhor do que a dele ou dar um conselho impulsivo. Às vezes, o amigo quer apenas ser ouvido.
RESPEITO: Como na história da plantinha que precisa ser regada todos os dias para frutificar, a amizade também é assim. Sua construção depende de atos de carinho dia a dia.
